quinta-feira, 30 de junho de 2011

Água Salgada

"A cura para qualquer coisa é água salgada: suor, lágrimas ou o oceano."
(Isak Dinesen)

Praticamente 1 mês atrás eu recebi da minha amiga e Gema Jady a frase que citei a cima. As lágrimas vieram primeiro, em seguida o suor, tanto por malhar, quanto por dormir junto do pequeno com o aquecedor do lado, agora só falta o oceano. Quem sabe não consigo a proeza de dar um pulo na praia que fica logo ali do lado (menos de 50 minutos da minha casa, de carro, claro) e termino de lavar a minha alma...
Estou melhor, tenho dias bons e outros nem tanto, mas no final o saldo tem sido positivo. Meu filho é a minha Pedra Filosofal, meu alicerce, é olhando pra ele que penso no quanto a minha vida é rica e sigo em frente. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

O elogio

 

Ultimamente  tenho supervalorizado os acontecimentos ruins em detrimento das coisas maravilhosas que tem acontecido na minha vida e está na hora de corrigir um pouco isso. Nos últimos dias coisas fofas tem martelado a minha cabeça pra reforçar que a minha vida é muito boa sim e que está cada dia melhor.
Momento Mastercard 1 - Sábado, ao levar o gatinho pra passear eu ouvi o seguinte comentário de uma pessoa que nunca tinha visto antes: "Ele tem os olhos lindos!" (pausa pra mãe lesa entender, os olhos dele não são pretos? O que tem de mais? Pensei...) Em seguida a mulher completou: "Ele tem olhos de gente feliz". E eu me derreti toda olhando pro meu "cupcake". 
Momento Mastercard 2 - Heitor na festa junina no meio do mato, feliz comendo pão do churras, bebendo água e jogando bingo. Ganhou uma escova modeladora pra mãe, que foi repassada pra avó, e um par de meias que foram perdidas quando fugimos da chuva. Se tivesse concurso pro caipira mais fofo, invocado e safado, com certeza ele ganharia, kkk.
Momento Mastercard 3 - Ontem, apesar do frio, da garoa gelada, de deixar o Heitor dormindo etc e tal, saí logo cedo pra ir trabalhar tentando me convencer de que esses últimos dias antes do recesso gelado de julho vão passar rapidinho. No final da segunda aula fiquei pensando que até que não tinha sido tão ruim (porque os poucos fofos que foram levados pra escola tinham adorado a aula e já se diziam ansiosos pela próxima) quando uma aluna catatau veio me entregar uma cartinha toda colorida. Não ia abrir aquela hora porque já estava atrasada pra outra aula, mas mudei de ideia quando reparei que a pequena continuou ali do lado paradinha (provavelmente pra saber o que eu tinha achado do conteúdo). Abri a carta e junto quase abri o meu bocão porque o conteúdo era simples, mas tão essencial que foi impossível não me emocionar. O desenho era de uma moça e de uma menina, a moça com um vestido com estrelas e botas longas e uma menininha do lado, no alto uma frase dizia: "Roberta, minha professora mais bonita". Ela tem 4 professoras, uma delas bem mais nova e mais bonita que eu e mesmo se não fosse isso ainda teve o fato dela não me chamar apenas de professora de artes, mas sim de professora Roberta, o detelhe do vestido, as botas, o capricho nos detalhes... Ainda mais vindo de uma garotinha de apenas 7 anos! Ai ai ai Francielle, não tem como dizer que não sou feliz ;-)


quarta-feira, 22 de junho de 2011

O fofo

A vida por aqui segue relativamente tranquila. Estou ocupando o meu tempo com o Heitor, o trabalho e buscando ideias (e maneiras que ampliar o orçamento) pra futuramente fazer a festinha de 1 aninho do Heitor e antes disso a comemoração da consagração e do batizado. Por falar em orçamento, o Heitor praticamente teve de trocar o guarda-roupa porque cresceu mais rápido do que o esperado e o inverno já deu as caras por aqui faz tempo, hehehe.

Desculpem o desabafo, mas é difícil acordar olhando pra essa carinha linda e pensar que alguém possa deliberadamente não querer conviver com ele   -------->

Aliás, não sei o que seria da minha alma se eu não pudesse vir aqui e desabafar de vez em quando ;-) Obrigada por me ouvirem, comentarem e apoiarem!

terça-feira, 21 de junho de 2011

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver".

Filhos são do mundo
Por José Saramago
Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da
incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.
Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!! 

Estou voltando aos poucos... Não estou doente, ao menos acho que isso não seja doença... Preciso de tempo... Preciso me reestruturar... Preciso agradecer...
Obrigada a todos pelo carinho e preocupação conosco...

sábado, 18 de junho de 2011

Sinais de vida de um país vizinho...

Estou viva e passando apenas pra comunicar que estou ocupada demais tentando me manter em pé e cuidando da minha saúde e a do meu baby. Volto logo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grávida, estado civil: solteira (Parte 2)

Heitor completou 7 meses ontem, motivo de festa e admiração pelo tempo ter passado tão rápido.

  • Ele tem ficado bastante tempo sentadinho sem ajuda
  • está ensaiando engatinhar
  • fala mamã com muito mais frequência (o que confesso me deixa em êxtase)
  • tem inventado mais sons com a boca e adora fazer "índio" quando eu ponho os dedos sobre os lábios dele, ou quando andamos de carro por ruas de paralelepípedo
  • está tirando mais sonecas durante o dia
  • está cada dia mais apaixonado por etiquetas (das roupas, do cobertor, das mantas, de tudo o que for possível pegar)
  • vive testando o "sabor" de tudo (coloca T-U-D-O, mas tudo mesmo na boca)
  • odeia ficar sozinho em qualquer ambiente, mesmo que por um minuto, precisa de companhia e se debulha em lágrimas de crocodilo até que alguém o pegue no colo (quando ri, sorri, e chega até mesmo a gargalhar de satisfação por ter sido "salvo" da "solidão" (rs*)
  • está cada dia mais lindo e fotogênico (corujice à parte, rs)
  • ganha peso e altura exatamente como esperado
  • adora frutas e não recusa comida (comilão messssmoooo)
  • ama um telefone e é louco pelo teclado do computador
  • adora os cachorros da minha mãe/irmã, mas é "amigão" do Lance (o macho)
  • é apaixonado pela prima Shiori, mas sorri pra todo mundo demonstrando a sua "política" inteligente de agradar e ser amável com todo mundo
O Heitor está crescendo e o tempo passando.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grávida, estado civil: solteira


Não sei se vocês tiveram a oportunidade de ler a matéria da Pais & Filhos de maio deste ano, mas se puderem leiam. A matéria está ótima e fala sobre muito do que eu estou passando agora e que algumas de vocês ou pessoas ligadas a vocês podem vir a passar e ajuda muito saber.
Eu, por exemplo, não sabia que sofria de Complexo de Rapunzel (explico em outra oportunidade). O fato é que me senti amparada como quando as amigas blogueiras vem e deixam seus comentários me apoiando neste momento tão delicado pelo qual estou passando.
Com o Heitor, minha família e com vocês e seus comentários, estou aprendendo a ser Mãe. Não tem sido fácil, mas não tenho motivos pra reclamar. Sou uma pessoa melhor a cada minuto e meu filho recebe provas a todo instante de que é muito, mas muito amado mesmo. E não estou falando só de carinho gratuito, mas de presentes vindos dos mais variados cantos e quase sempre sem motivo algum, nada de "mesversário" ou coisa do tipo. Roupas quentinhas porque está frio, sapatinhos porque perceberam que o pé dele cresceu e ultimamente só estava andando com meias (duas e grossas, mas meias), frutas orgânicas do sítio de algum amigo (docinhas e impossíveis de comprar como a laranja lima caipira e amarelinha que ele ama), pratinhos pra comer "mamá" quentinho e gorros pra esquentar a cabecinha que tá com o cabelo rareando...

Heitor falando e cercado - O Heitor está bem melhor. A febre quase não tem mais dado as caras. Ele ainda tá bem manhoso e é claro que se aproveita do fato de estarmos hiper preocupados com a sua saúde, rs*. Tá meio sem apetite, o que no caso dele é algo fora do normal, mas tá mamando bastante. Com a correria até esqueci de comentar que ele começou a falar "mamã" desde quarta passada. Não acreditei quando aquela minha bolinha em forma de gente começou a olhar pra mim e do nada ficou repetindo: "mamamamamã". Que delícia!
Também desde a semana passada ele tem passado um tempo por dia no seu mundinho particular, o cercado ou popular chiqueirinho. Ele adora o seu espaço privativo, mas ama mesmo é ficar de pé segurando nas bordas (ainda apoiado por mim, meu pai, minha mãe ou por quem estiver por perto porque com as meias ele escorrega, né?). Às vezes ele fica sentadinho bonitinho, mas quando resolve se apoiar nas almofadas quase sempre fica atolado entre elas porque as benditas também escorregam e ele ainda não sabe se "desatolar" sozinho, rs*
Ele nunca fica sem supervisão no cercado, nem por um minuto, porque milhões de coisas podem acontecer e não é bom dar chance pro "Murphy" vir e provar a sua teoria justo com o meu filhote, né?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O susto

Aconteceu ontem de noite na hora do jantar. Estávamos todos comendo pizza quando o meu cunhado falou que o Heitor estava vomitando. Eu estava de costas pegando pizza no fogão e nem sei onde eu coloquei o prato pra virar correndo pra tentar tirar o Heitor do carrinho. Felizmente ele estava bem sentado e não aspirou nada.
Foram segundos de puro pânico, parecendo mesmo uma eternidade sinistra. Só conseguia me concentrar em tentar abrir o cinto de segurança (emperrado pro meu desespero) e tentar manter a calma olhando nos olhinhos assustados do meu filho. O vômito veio em um jato único e que pra mim parecia infinito. Acho que isso também assustou o Heitor porque ele obviamente não estava entendendo nada e acho que não estava conseguindo respirar também. Acho que nem tentou e por isso também não aspirou as secreções.
O fato é que assim que consegui abrir o cinto só o que eu queria era que ele parasse de vomitar e chorasse pra eu ter certeza de que ele estava respirando bem. E foi o que aconteceu, ele parou de vomitar, respirou e chorou um pouco. Fiquei abraçada nele toda melecada e nem ligando pro estrago causado no casaco novinho que a minha mãe tinha acabado de comprar em Campos de Jordão e me dado de presente. Casacos eu posso juntar dinheiros e comprar, já o meu filhote não, né? Chegaram a me perguntar se eu tive nojo. Imagine! Claro que não! Eu tenho certeza de que seria capaz até de aspirar o vômito dele se fosse necessário.
Depois de tudo dei banho nele, tomei banho e dormi compartilhando a cama, com um olho aberto e outro fechado. Com o termômetro e o celular na cabeceira. Sim, porque além de tudo ele ainda ficou febril chegando a ter 38,5ºC de febre.
Depois de tudo isso, não pude conter as lágrimas ao assistir a cena do André (personagem do Lázaro Ramos na novela das nove) tomando banho com o filhote da ficção. Simplesmente lindo!

sábado, 4 de junho de 2011

Um defeito

UM DEFEITO NA MULHER 

Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras.
Um anjo apareceu e Lhe disse: 'Por quê leva tanto tempo nisto?'
E o Senhor respondeu: 'Já viu a minha ficha de especificações para ela?' 



Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos.'


O anjo se maravilhou com as especificações.
'somente duas mãos....Impossível!'
e este é somente o modelo básico?
É muito trabalho para um dia...Espere até amanhã para terminá-la.'
 


Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração. 
Ela se cura sozinha quando está doente e
pode trabalhar jornadas de 18 horas.' O anjo se aproximou mais e tocou a mulher. 


'mas o Senhor a fez tão suave...'
'É suave', disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
'Será capaz de pensar?' perguntou o anjo.
Deus respondeu:
'Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar'




O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher.... 
'Senhor, parece que este modelo tem um vazamento...
Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela...' 
'Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima' corrigindo-o o Senhor.. 
'Para que serve a lágrima,' perguntou o anjo. 



e Deus disse:
'As lágrimas são sua maneira de
expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu
amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho.'
Isto impressionou muito ao anjo 'O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é
verdadeiramente maravilhosa'




Sim é!
A mulher tem forças que maravilham aos homens.
Agüentam dificuldades, levam grandes cargas,
mas têm felicidade, amor e alegria.
Sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar. choram quando
estão felizes e riem quando estão nervosas.



Lutam pelo que crêem.
Enfrentam à injustiça.
Não aceitam 'não' como resposta quando
elas crêem que há uma solução melhor.
Privam-se para que a sua família possa ter.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir.
Amam incondicionalmente.



Choram quando seus filhos triunfam e se alegram
quando seus amigos ganham prêmios.
Ficam felizes quando ouvem sobre um
nascimento ou um casamento.



Seu coração se parte quando morre uma amiga.
Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não
há mais forças.
Sabem que um beijo e um abraço
podem ajudar a curar um coração partido.



Entretanto, há um defeito na mulher:


É que ela se esquece o quanto vale.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Poliana

 Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
 Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

E só hoje esse poema me fez sentido... 

Minha Gema o colocou em seu blog e só hoje, agora, nesse instante, essas palavras de Camões me fizeram sentido. Porque o meu tempo mudou. Hoje na minha perspectiva de "Poliana" não mais a menina, nem a moça, hoje como mulher vejo e entendo de uma maneira diferente e nova.
Confesso que não tem sido nada fácil. Maio acabou e deixou marcas. Este deveria ter sido um mês de celebração, meu primeiro mês como mulher plena, como mãe com meu pequeno nos braços, transbordante de felicidade, mas... Escolhas foram feitas a partir de novidades inesperadas e imprevistas, inimaginadas até... Bateu, doeu, mas eu sobrevivi. Estou mais forte, mais calejada, com mais uma cicatriz no coração, porém viva e mais madura.

Poliana... Poliana... Poliana...
Me deram limões, fiz limonada.
Sofri, que bom! Emagreci quase 4 quilos em perceber!
Me deram uma rasteira? Que bacana, tombada no chão vi o "mundo" sob outra ótica, outra perspectiva e parti pra ação, abandonei velhos hábitos e sentimentos sem sentido.
Um terremoto seguido de tsunami arrasaram com o meu mundinho de sonho? Dane-se, sou muito bem capaz de "construir" outro e o melhor é entender que não preciso de muito pra ser feliz. O sorriso de felicidade plena do meu filho ao me ver já vale um mundo.
A situação me impede de voltar pra minha casa? Meu Lar é onde o meu Amor Verdadeiro está, mesmo que seja um quarto apenas.

E no fundo é isso. A vida segue e a depressão pós-parto e pós-traumática não vai me atingir porque eu não tenho tempo pra isso. Tenho um filho pra criar e um mundo de novidades e coisas lindas pra viver.

Por outro lado, não estava preparada pra mais uma licença saúde, mas tenho de encarar a realidade e entender que o meu corpo já não é o de uma "Poliana" mocinha, tenho limitações e devo respeitá-las. Não posso ser inconseqüente como uns e outros, preciso pensar não só em mim, mas agora também no meu bebê. Tudo na vida tem um preço, mas o meu momento Poliana exige que eu não veja assim. E pensando friamente, as bonificações das minhas escolhas de hoje são impagáveis. Poliana novamente, vou aproveitar o tempo de molho pra estudar pra prova de mérito e assim, quem sabe, conseguir melhorar um pouco a minha fonte de renda.