sexta-feira, 3 de junho de 2011

Poliana

 Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
 Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

E só hoje esse poema me fez sentido... 

Minha Gema o colocou em seu blog e só hoje, agora, nesse instante, essas palavras de Camões me fizeram sentido. Porque o meu tempo mudou. Hoje na minha perspectiva de "Poliana" não mais a menina, nem a moça, hoje como mulher vejo e entendo de uma maneira diferente e nova.
Confesso que não tem sido nada fácil. Maio acabou e deixou marcas. Este deveria ter sido um mês de celebração, meu primeiro mês como mulher plena, como mãe com meu pequeno nos braços, transbordante de felicidade, mas... Escolhas foram feitas a partir de novidades inesperadas e imprevistas, inimaginadas até... Bateu, doeu, mas eu sobrevivi. Estou mais forte, mais calejada, com mais uma cicatriz no coração, porém viva e mais madura.

Poliana... Poliana... Poliana...
Me deram limões, fiz limonada.
Sofri, que bom! Emagreci quase 4 quilos em perceber!
Me deram uma rasteira? Que bacana, tombada no chão vi o "mundo" sob outra ótica, outra perspectiva e parti pra ação, abandonei velhos hábitos e sentimentos sem sentido.
Um terremoto seguido de tsunami arrasaram com o meu mundinho de sonho? Dane-se, sou muito bem capaz de "construir" outro e o melhor é entender que não preciso de muito pra ser feliz. O sorriso de felicidade plena do meu filho ao me ver já vale um mundo.
A situação me impede de voltar pra minha casa? Meu Lar é onde o meu Amor Verdadeiro está, mesmo que seja um quarto apenas.

E no fundo é isso. A vida segue e a depressão pós-parto e pós-traumática não vai me atingir porque eu não tenho tempo pra isso. Tenho um filho pra criar e um mundo de novidades e coisas lindas pra viver.

Por outro lado, não estava preparada pra mais uma licença saúde, mas tenho de encarar a realidade e entender que o meu corpo já não é o de uma "Poliana" mocinha, tenho limitações e devo respeitá-las. Não posso ser inconseqüente como uns e outros, preciso pensar não só em mim, mas agora também no meu bebê. Tudo na vida tem um preço, mas o meu momento Poliana exige que eu não veja assim. E pensando friamente, as bonificações das minhas escolhas de hoje são impagáveis. Poliana novamente, vou aproveitar o tempo de molho pra estudar pra prova de mérito e assim, quem sabe, conseguir melhorar um pouco a minha fonte de renda.

2 comentários:

  1. "Essa" é a minha gema. #orgulho. Beijo grande de quem está ausente, mas continua "de olho". Amo tu.

    ResponderExcluir
  2. oi florzinha...

    fico muito feliz em saber que vc esta bem, aguentando tudo de cabeça erguida...

    vc é forte , corajosa, mas se precisar de um ombro amigo pra chorar só um pouquinho conte comigo mesmo à distancia estou pensando em vcs, em vc e o seu pimpolho coisamaislindadomundo....

    bjus

    ResponderExcluir